A medicina holística está baseada no conceito de que o bem-estar da pessoa não depende somente do estado físico do corpo, mas, também está relacionado a outros fatores.
A crença da medicina holística é que uma pessoa é composta por partes que são dependentes uma da outra e que se uma delas não funciona bem, as outras também serão afetadas. Por exemplo, um problema na mente poderá refletir também em uma complicação física.
Todos os aspectos são considerados importantes e devem ser controlados de maneira conjunta para que a pessoa seja tratada em sua totalidade.
Um tratamento pode ser classificado como holístico quando o profissional de saúde preocupa-se e informa-se sobre toda a vida do cliente que está atendendo, para compreender o que pode ter ocasionado a falta de saúde ou a manifestação física de uma doença.
O profissional da saúde, precisa investigar todas as possibilidades para que possa cuidar, não apenas dos sintomas apresentados, pelo cliente, mas também da raiz do problema que faz com que o organismo emita determinados sinais.
Dentro dessa Visão Holística sobre a Saúde, há outros fatores que são fundamentais e, talvez, muito diferentes do que estamos acostumados a experienciar dentro da realidade.
Na Visão Holística:
• Cada pessoa é responsável por sua própria saúde e bem-estar.
• Todas as pessoas são dotadas de poderes de cura intrínsecos.
• É preciso curar os pensamentos, os sentimentos, as palavras e as ações que não são saudáveis.
• Os exercícios físicos são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde.
• A água é essencial para a sobrevivência do corpo físico, por isso, tomar água é fundamental.
• Cuidar da alimentação, evitando o consumo excessivo de carne, e dando preferência por produtos mais naturais, também auxilia muito na manutenção da boa saúde.
• Evitar o consumo de bebidas alcóolicas, o cigarro, outras drogas ilícitas ou até mesmo, lícitas, como uso excessivo de medicamentos, também favorece para que a saúde seja mantida.
• Sono – dormir bem e quantidade de horas suficientes é fundamental para manter a saúde equilibrada.
• Contemplação, Meditação, terapia para autoconhecimento são fundamentais para manter a mente sã e consequentemente, o corpo são.
• O processo de cura, claro que exige um trabalho em equipe que envolve, muitas vezes, o médico, o fisioterapeuta, o terapeuta e, principalmente o indivíduo, porque abrange todos os aspectos da vida da pessoa e pode utilizar uma variedade de métodos para que a saúde seja reestabelecida.
• O tratamento deve envolver a solução da causa do problema e não simplesmente o alívio dos sintomas causados por ele.
• E, em casos de doenças mais graves o amor e o apoio da família e dos amigos são as ferramentas de cura mais poderosas que existem e precisam estar alinhadas com os demais procedimentos.
É muito importante ressaltar que dentro dessa visão Holística sobre Saúde, não há exclusão de nenhum tipo de tratamento.
a chave da Saúde Holística é a pessoa se comprometer e se responsabilizar pela sua participação no processo de cura, em qualquer nível: físico, emocional, mental, energético e o espiritual.
É preciso que haja uma mudança na mentalidade das pessoas que buscam alívio querendo resultados rápidos, tratando apenas os sintomas e não a verdadeira causa do problema.
Por isso, na visão da Saúde Holística, é feita uma avaliação para compreender quais os aspectos da vida da pessoa estão contribuindo para que ela tenha um problema ou uma doença.
Por isso são feitos questionamento sobre os hábitos alimentares, os problemas pessoais, a qualidade do sono, o tipo de vida que se leva, as questões espirituais, enfim… tudo é levado em consideração.
Mas, eu ainda quero trazer aqui, os aspectos do Ser Humano que fazem parte da Medicina Holística e que precisam estar harmonizados para que possamos ter uma boa saúde:
Aspecto FÍSICO
Afinal é dele que lembramos quando pensamos em saúde.
Isso acontece porque é o corpo físico que nos mostra sinais e sintomas físicos de saúde ótima ou de desequilíbrio (doença).
Aspecto EMOCIONAL
Esse aspecto está relacionado com as emoções e sentimentos, como as reações emocionais que você tem no dia a dia.
A saúde emocional é tão importante quanto a saúde física – especialmente porque ela afeta a saúde física, principalmente, se não for levada em consideração.
Aspecto MENTAL
Esse aspecto está relacionado com os seus pensamentos, com a mente, com as capacidades cognitivas, com lado racional, com as crenças, com as atitudes e ações que são tomadas a partir daquilo que você pensa.
Aspecto ENERGÉTICO
Esse aspecto está relacionado com as escolhas e conexões que são feitas no seu dia a dia. Ou seja: as músicas que ouve, os programas de tv que assiste, as mídias sociais com as quais interage, as notícias e informações que vê, os livros que lê, as pessoas com as quais se relaciona, os locais que frequenta.
Tudo na vida é energia, portanto essas interações influenciam na sua energia.
Aspecto ESPIRITUAL
Antes de mais nada, é necessário esclarecer que esse aspecto não tem relação com religião.
A saúde espiritual se concentra em como você está se conectando com sua alma interior e com o mundo maior ao seu redor.
Se você tem fé na vida, se está conectada a natureza, por exemplo, que é Divina!
E, baseado nesses 5 Aspectos, podemos trazer ferramentas que podem ser utilizadas, como forma de prevenção de doenças – ou seja, para que a saúde mantenha-se presente na sua vida:
Como foi dito, anteriormente, na visão Holística da Saúde, cada um é responsável por si mesmo – pelos desequilíbrios que lhe acometem, pelas doenças e, principalmente, pela sua cura.
Todos tem o poder de cura, dentro de si!
Deixe um comentário