Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil é o país campeão em problemas de saúde mental.
Mais de 63% da população brasileira sofre de Ansiedade e 59% da população sofre com depressão.
E, o que coloca o Brasil, nesse patamar?
As diferenças sociais são as principais causas de ansiedade. São muitos os que estão desempregados, os que não ganham o suficiente para se manterem, temos os que vivem em constante pressão nos seus trabalhos, além, é claro, da incerteza e insegurança em outras áreas da vida.
Mas, o qual o significado da palavra Ansiedade?
Ansiedade é uma angustia, uma aflição, uma perturbação.
E, quais os sintomas físicos que a Ansiedade traz?
Preocupação excessiva, nervosismo, insônia, tensão muscular, problemas digestivos, problemas com a memória, problemas de concentração, pânico – além daquelas sensações clássicas nos momentos de crise: batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, suor frio, nó na garganta, vontade de chorar – e, até mesmo – tudo isso junto.
Mas, por que a ansiedade se manifesta?
Porque nossa mente se concentra no futuro e desencadeia sentimentos e emoções para o corpo e, a reação natural do corpo, é reagir à esse turbilhão de coisas, gerando os sintomas.
Então, é muito importante compreender que a Ansiedade está muito relacionada com o futuro. Com aquilo que ainda não aconteceu.
Sempre falo que a ansiedade é a manifestação física de sintomas, mas que por trás dela tem duas coisas muito importantes e que precisam ser mencionadas:
A primeira delas é o controle. Temos uma necessidade enorme de sentir que estamos no controle da situação, de pessoas, de circunstâncias, de acontecimentos. Mas, perceba que essa é uma sensação ilusória. Sim! Não temos o controle de nada. Acredito que a Pandemia veio aí para nos mostrar isso.
E, o que acontece quando temos a sensação de que não estamos no controle? Vem a segunda coisa: o medo. O medo do julgamento, o medo de não conseguir dar conta, o medo do que vão falar, o medo, o medo e o medo.
Portanto, podemos dizer que se soubermos lidar com o medo e com o controle, a ansiedade não existirá.
E, o que eu mais ouço as pessoas falando é: Quero me livrar da ansiedade!
E, daí vou te contar um segredo: Não adianta você querer se livrar de nada…. não adianta querer excluir essa sensação, esse sentimento, essa preocupação. Quanto mais você tenta se livrar da ansiedade, maior ela ficará.
E, por que isso acontece? Porque tudo aquilo que queremos excluir, vai ficando maior para poder ser visto. Somente quando damos um lugar à Ansiedade, é que conseguiremos lidar com ela.
Esse é o primeiro segredinho. Nada de excluir a Ansiedade – temos que fazer exatamente o oposto – olhar para ela e dar um lugar.
Agora, vamos a um outro segredo para lidar com a Ansiedade. E, esse segredo, com certeza é o mais fácil e simples de todos, porém o que as pessoas tem mais dificuldade de fazer – que é respirar.
Isso mesmo: no momento da crise de ansiedade, pare tudo que está fazendo e foque na sua respiração! Preste atenção no ar entrando pelo seu nariz, descendo pela sua garganta, chegando aos pulmões.
Apesar da respiração ser aquilo que nos mantém vivos, não prestamos atenção nela.
Porém, se, no momento da crise de Ansiedade, você parar tudo e focar na respiração por alguns segundos, perceberá uma mudança imediata no seu corpo e na sua mente.
Daí, vamos falar do terceiro segredinho para lidar com a Ansiedade que é o AutoConhecimento.
Não adianta apenas resolver a questão da ansiedade no momento em que ela está acontecendo. É preciso que você compreenda quais os gatilhos que te causam a ansiedade. E, como você faz isso? Somente através do autoconhecimento.
É fundamental que você consiga compreender os verdadeiros motivos que te levam a ter uma crise de ansiedade.
Pois, somente dessa forma, será possível aprender a lidar com as crises, até que você tenha autonomia para evitá-las.
E, o último segredinho: Ficar no presente. Geralmente as pessoas ansiosas vivem no futuro. (Os depressivos vivem no passado). E, o presente, o agora, é a única coisa que nós temos. Por isso, manter-se no presente, é fundamental para contornar evitar e/ou contornar uma crise.
E, nesse caso, sugiro, inclusive, um ato físico, que é ficar em pé e dar um passo para trás. Quando fazemos esse movimento, o inconsciente entende que estamos voltando para o agora. E, estar no agora, focado na respiração, e olhando de frente para aquilo que te aflige, é extremamente poderoso!
Então, de uma forma bem simples, vamos recapitular quais são os 5 passos para você pode lidar com a ansiedade:
1- Reconheça a Ansiedade
2- Conecte-se com a respiração
3- Pratique o AutoConhecimento
4- Identifique o gatilho que gerou a crise
5- Volte e mantenha-se no presente, no aqui e agora
Deixe um comentário